Tode Sakugawa (1733 – 1815)

Nascido em 1733 em Shuri , ainda jovem iniciou em 1750 seus estudos da arte marcial okinawense (Okinawa-te) sobre a tutela do monge Takahara Peichin (1683-1760) de Akata.
Um encontro casual fez com que ele conhece o expert em arte marcial chinesa conhecido como Kushanku em 1756. Ele treinou com Kushanku durante 6 anos em Kumemura.
Aos 29 anos de idade recebe uma mensagem de Takahara para que retornasse a Shuri urgentemente e obedecendo ao seu pedido encontra o antigo mestre adoecido, mas a tempo de ouvir seu pedido para que após a sua morte ele o substitua continuando a ensinar tudo o que aprendeu. Dois dias após o encontro, Takahara morre.
Por volta de 1762, mestre Kusanku regressou para a China , e ele volta para Shuri começando a ensinar uma combinação do que aprendeu com os dois mestres, tornando-se com seu sistema de treinamento o primeiro mestre de To-de. Pelos méritos de seus serviços prestados ao rei de Okinawa, exercendo a função de Juiz de Paz, foi honrado com o título de Satonushi.
Muitos de seus alunos tornaram-se grandes mestres, entre eles Okuda, Makabe e Matsumoto.Quando Sakugawa tinha 78 anos, o jovem Sokon Matsumura veio de Shuri e pediu para que o instruísse na arte combate. Com isso a era dos grandes mestres na arte marcial okinawana da escola Shorin começou. Sakugawa morreu em 7 julho de 1815.
Ler sobre outro mestre